Terça-feira, 28 de Outubro de 2008

Origem e Evolução da Palavra "BAR"

Caro anónimo, espero corresponder à sua pergunta, assim sendo segue em baixo, ainda que de forma resumida a origem e evolução dos Bares no Mundo.

 

 
Sua origem e evolução
 
 
O bar deve o seu nome à palavra “Barre”, isto pelo facto das tabernas existentes em épocas muito recuadas (meados do sec. XVIII) em França, colocarem uma barra em todo o comprimento do balcão a qual evitava que os clientes se encostassem demasiado ao mesmo, tornando-o assim mais importante sob o ponto de vista funcional e estético.
 
 
Nessa época era hábito virem jovens americanos estudar para França, alguns dos quais frequentadores assíduos de tavernas.
 
 
Segundo a história, de regresso ao seu país, dois desses estudantes abriram um estabelecimento de venda de bebidas a copo que apresentava uma barra ao longo do balcão, idêntica às observadas em França, isto representava uma inovação nos Estados Unidos, em relação aos estabelecimentos já existentes, distinguindo-se logo como o melhor.
 
 
Assim, pouco a pouco a palavra de origem francesa “Barre” foi-se divulgando, até chegar ao simples termo “Bar”.
 
 
No entanto, segundo uma versão, contempla a existência de estabelecimentos comerciais na América, nos finais do sec. XVII, nas cidades dos fundadores (Bóston, Filadélfia e Nova Iorque), onde se vendiam bebidas, além de outras mercadorias.
 
               Essa venda era feita ao balcão do estabelecimento, geralmente de reduzidas dimensões e que por vezes se reduzia a um pequeno armário com uma grade.
 
 
A esse conjunto dava-se o nome de “Barreira”, de onde poderá ter origem a palavra “Bar”, que é a utilizada hoje nos nossos dias.
 
 
 
Independentemente da origem, hoje sabe-se que o Bar é um importante local de convívio, que sofreu uma notável evolução e que facilmente se expandiu na Industria Hoteleira.
 
 
 Foram integrados em hotéis, como uma das suas principais secções, bem como em navios, transatlânticos, aviação comercial, clubes, estabelecimentos de ensino, e tantos outros locais.
 
 
Prosseguindo esta evolução, o bar atingiu o seu auge, caracterizando-se pelas modernas instalações e conforto, associados ao gosto das apreciadas bebidas e acabou por substituir as tavernas e adegas, devido à falta de conforto, valor estético e funcionalidade destas.
 
 
O bar é portanto, um local de convívio, ocupando um lugar de destaque na mundana, tornando-os indispensável em qualquer ambiente.
 
 
 
Definição:
 
 
Dentro da legislação portuguesa, o bar é um estabelecimento similar de hotelaria ou simplesmente uma secção de hotel cuja exploração assenta essencialmente no comércio de bebidas, podendo para além destas, servir também como complemento sanduíches e canapés.
 
Bardochefe

Postado por bardochefe às 22:21
link do post | Dar Opiniões | favorito

.Chefe


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

 

.Outubro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.últimas

. GIN's para todos os Gosto...

. O tal Gin ... Para quem g...

. O CHÁ - A segunda bebida ...

. Para saberem tudo Sobre o...

. FOTOS Pop up Bares

. A moda dos POP-Up's

. Melhores Bebidas do Ano -...

. A ARTE DO CAFÉ

. AMUSE-BOUCHE

. Decorações Cocktails

.Cábula do Chefe

. Outubro 2016

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Janeiro 2011

. Março 2010

. Dezembro 2009

. Maio 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.tags

. todas as tags

.links

.Chefes Online

Usuários online

.Horas do Chefe

.Chefes do Mundo

.Chefe


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.Informação para os Chefes

.Best in...

.You Tube para os Chefes

.Luas do Chefe

.subscrever feeds